quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Scania começa a testar caminhões autônomos em vias públicas

Holanda - A Scania começou a fazer testes em via públicas com seus caminhões autônomos. Para o primeiro teste a Scania convidou a Primeira-Ministra de infraestrutura Melanie Schultz van Haegen, que mostrou grande entusiamo por ter gostado dos resultados


Os caminhões autônomos Scania têm a capacidade de seguir de forma exata um líder, ou seja, em um comboio com 3 caminhões, o primeiro é o líder, conduzido pelo motorista, o segundo e o terceiro seguem eletronicamente tudo que o primeiro caminhão faz, mantendo a mesma velocidade, assim como o controle dos freios e distância entre os caminhões.

Diferentemente do Brasil, a Europa tem avançado muito em questão de segurança no trânsito, o objetivo dos caminhões autônomos é reduzir o número de acidentes e até melhorar a vida do motorista, como? Quando você está seguindo o líder, o caminhão mantêm a velocidade e a direção automaticamente, sendo assim, você não precisa ficar com as mão no volante ou ficar acelerando, o que abre uma janela para descanso, ou até mesmo, outras tarefas como checar seus e-mails ou rotas da viagem. Acredita-se que até 2020 esses caminhões sejam comercializados normalmente.

Adeus motorista?
Não. Muitas pessoas geram certo preconceito contra esses veículos autônomos. A ideia não é reduzir o número de motoristas. Esses veículos conseguem viajar sozinhos na estrada, porém eles não conseguem estacionar ou fazer manobras para a carga e descarga, além do mais, podemos pensar dessa forma: Um avião pode muito bem levantar voo ou pousar sem piloto, mas você andaria em um avião sem piloto? Com certeza não, e todo avião tem sua tripulação, assim será com os caminhões, podem andar sozinho, mas o motorista ainda estará lá.

Com informações de Mídia Truck Brasil
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Casa do Caminhão

Auto Peças Marcelo

Visitas

Total de visualizações