segunda-feira, 24 de novembro de 2014

BioBus: Conheça o ônibus movido a fezes e lixo

Com a onda sustentável que ronda o mundo, é natural que as empresas tentem utilizar fontes menos poluentes, otimizando seus produtos e, muitas vezes, criando uma solução mais econômica para a empresa e para os clientes. Os projetos de veículos elétricos, por exemplo, apresentam uma nova forma de lidar com os combustíveis, mas a questão de hoje mostra um veículo ainda mais ecológico.

Nas cidades de Bath e Bristol, na Grã-Bretanha, já está circulando um ônibus movido a fezes e lixo . Com assentos para 40 passageiros, o Bio-bus, como é chamado, é o primeiro do mundo a apresentar essa solução. O veículo ainda tem a capacidade impressionante de rodar por 300 quilômetros com um tanque de gás biometano, que é produzido a partir do tratamento de esgoto e do lixo doméstico anual de cinco pessoas.

Estima-se que o lixo doméstico e o esgoto produzido por um único habitante da cidade seja capaz de gerar combustível para fazer o veículo rodar 60 quilômetros. Ao todo, na cidade, a produção de esgoto e lixo chega a 75 milhões de metros cúbicos e 35 mil toneladas, respectivamente, por ano. Com esses números, é possível imaginar a quantidade enorme de combustível que pode ser fabricado para o Bio-Bus.

O resultado no tratamento de esgoto é obtido a partir da digestão anaeróbica de bactérias, que quebram a matéria orgânica sem o uso de oxigênio. Para converter esse biogás em combustível funcional, é preciso fazer algumas modificações, removendo o dióxido de carbono e adicionando, no lugar, o gás propano. O motor em questão é muito parecido com um motor normal, com a diferença de que pode reduzir a emissão de dióxido de carbono em 30%.

O Bio-Bus faz parte da Bath Bus Company e faz o trajeto que vai do aeroporto de Bristol até o centro de Bath. Segundo Collin Field, da Bath Bus Company, Bristol será a Capital Verde da Europa no ano que vem e, sendo assim, o lançamento do ônibus é bastante apropriado.








Canaltech
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Casa do Caminhão

Auto Peças Marcelo

Visitas

Total de visualizações