quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Volvo Trucks e a tecnologia que evita acidentes

Em 2020, a Volvo quer que o risco de um acidente com lesão grave ou morte a bordo de seus veículos (e isso não inclui apenas os carros…) seja zero. Para isso, um conjunto de tecnologias avançadas está sendo desenvolvido por Volvo Cars, Volvo Trucks, fornecedores e universidades.

Note que apesar de carros e caminhões da Volvo estarem em mãos diferentes, as empresas trabalham quase como se ainda estivessem unidas. Mas para chegar ao quase “acidente zero”, os suecos iniciaram a criação de uma plataforma de fusão de sensores centralizada.

Isso significa integrar sob um mesmo computador, informações obtidas por sensores óticos, radar, lasers, GPS, entre outros. O sistema originalmente foi concebido para reduzir o número de acidentes envolvendo veículos Volvo, mas agora já pode prever colisões através de cálculos super rápidos.

Com previsão de chegar aos concessionários nos próximos cinco anos, a tecnologia permite observar o trânsito até além do alcance visual do condutor e determinar se um acidente pode ocorrer. Em caso positivo, ele cria uma rota de fuga ou freia o veículo se a colisão ocorrer muito próximo. Até mesmo o controle da direção é assumido pelo dispositivo, a fim de evitar um choque.

O poder de processamento é muito grande, podendo observar em tempo real pedestres, ciclistas, veículos em movimento ou parados, bem como sinais de trânsito, semáforos e o tipo da via. A previsão de acidentes ocorre com cinco segundos de antecedência. Se o condutor não responde ao alerta, o veículo assume o controle.

Para a Volvo Trucks, a aplicação será diferente, pois um caminhão tem visibilidade limitada, apesar da maior altura e também não pode desviar com tanta facilidade de um acidente adiante. Por isso, o foco será na antecipação de acidentes e medidas para reduzir as chances de um impacto sem comprometer a segurança do veículo. Para as duas empresas, a nova tecnologia é um meio caminho para a condução autônoma.



Notícias Automotivas
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Casa do Caminhão

Auto Peças Marcelo

Visitas

Total de visualizações