sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Área de escape da BR-376 evitou mais de 100 acidentes em três anos

Em três anos de operação, a área de escape criada na BR-376, na descida da serra de Guaratuba – litoral do Paraná – evitou mais de 100 acidentes. Segundo a concessionária que administra o trecho, a caixa de pedra instalada na beira da rodovia fez diminuir a média de acidentes no local, que antes era de 14 por ano.

De janeiro a agosto de 2014, foram apenas três acidentes no local. A área de escape fica depois de 700 metros de descida, possui uma caixa com 1,5 metro de profundidade, e ajuda a reduzir a velocidade do veículo assim que o pneu afunda nas pedras. Um dos caminhoneiros que utilizou o recurso foi Ricardo Alves. “Foram oito quilômetros sem freio. Na verdade, eu só olhava no painel, via todas as luzes vermelhas, mostrando que tinha algo errado. Sem freio. Minha intenção era só chegar na área de escape”, lembra.

A concessionária orienta os motoristas a descer a serra com marcha reduzida, e utilizando o freio motor. Ainda segundo a empresa, muitos caminhoneiros não usam a área de escape por medo de que as pedras estraguem o caminhão – o que é um equívoco, uma vez que a maioria dos veículos que utilizam o recurso segue viagem normalmente, sem necessitar de reparos.





G1
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Casa do Caminhão

Auto Peças Marcelo

Visitas

Total de visualizações