segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tecnologia de chip em pneus reduz custos

Já pensou em pneus inteligentes, que com o auxílio de um chip monitoram a pressão e garantem o desempenho da carreta? A ideia pode parecer futurista demais, mas é realidade em lançamentos recentes da Goodyear e da Bridgestone.

A Goodyear, que batizou seu pneu de Tire IQ, já inclui o chip nos pneus direto de fábrica. Operado por radiofrequência, o chip transmite informações sobre a performance do pneu para um sistema, que então, quando necessário, indica a necessidade de fazer a calibragem, trocas ou recapagem.

De acordo com uma pesquisada da fabricante norte-americana Akron, a manutenção da pressão correta dos pneus é responsável por 30% do desempenho. Assim, um equipamento desse tipo pode economizar não só na compra de pneus e nas recapagens, mas também no gasto com combustível, com peças e até aumentar a segurança do motorista.

O chip, conectado via Bluetooth a um computador, envia os dados para serem analisados por um software. Conectado a internet, esse programa gera relatórios que podem prever a vida útil dos veículos e das peças.

A tecnologia da Bridgestone, mais adaptável, funciona com um chip em uma etiqueta de borracha. Além de tudo, o equipamento pode ser aplicado a qualquer pneu.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Casa do Caminhão

Auto Peças Marcelo

Visitas

Total de visualizações